3XL NutritionCSN3XL Nutrition Proteina IsoladaWhey Pro X de 2 kilosSuper Pack CLA + TermoTec + L-carnitina

A importância das fibras na alimentação

O que são, sua importância e como consumi-las !!!


As fibras são Carboidratos ou derivadas dos carboidratos, provenientes dos alimentos vegetais, que não são digeridos pelas enzimas digestivas no nosso tubo digestivo.

Quando chegam na parte final do intestino (intestino grosso), as fibras são hidrolisadas (quebradas) totalmente ou parcialmente pelas bactérias presentes na flora intestinal.

Esse processo garante a saúde do intestino e manutenção da flora saudável.

As fibras exercem diversos benefícios para o nosso organismo, entre eles podemos destacar o adequado funcionamento do intestino, ajudando na formação das fezes e na sua eliminação. Por isso, são indicadas para pessoas com (intestino preso).

O consumo de fibras na alimentação constitui um hábito saudável, pois elas ajudam na prevenção e no tratamento de diversas doenças como ; diabetes mellitus, obesidade, cancro, doenças cardiovasculares, hipercolesterolemias, etc.

Diariamente devemos consumir fibras, a ingestão média recomendada para um adulto é de 20 a 30 gramas/dia.

As fibras são encontradas em alimentos vegetais como frutas, verduras (folhas e legumes), leguminosas (feijão, lentinha, grão de bico, ervilha, soja, etc.), cereais integrais (arroz integral, farinhas integrais, pães e biscoitos integrais), farelos , farinha e flocos de aveia, farelo de trigo, etc.

O aumento do consumo de fibras na alimentação deve ser feito de forma gradual. Caso não consuma alimentos ricos em fontes de fibras, inicie aos poucos introduzindo cada dia um alimento novo, permitindo uma adaptação dos seu organismo. Outra dica importante é aumentar o consumo de líquidos, principalmente nos intervalos das refeições.

A água ajuda as fibras a exercerem as suas funções. Em média, um adulto deve beber 10 copos de líquido (2000 ml) ao dia.

Siga um plano alimentar onde os alimentos ricos em fibras estejam presentes e terá uma vida mais saudável e um melhor funcionamento do organismo.