3XL NutritionCSN3XL Nutrition Proteina IsoladaWhey Pro X de 2 kilosSuper Pack CLA + TermoTec + L-carnitina

Suplementos o que são e o que fazem

O termo suplementação consiste na concentração de nutrientes


O termo suplementação consiste na concentração de nutrientes ingeridos além da ingestão habitual e das recomendações nutricionais, na tentativa de suprir as células quantitativamente.

Os suplementos surgiram com o objectivo de suprir as deficiências alimentares nas dietas dos atletas de alto nível, pois estas proporcionavam uma recuperação muscular mais rápida e um crescimento e fortalecimento muscular, permitindo assim treinos mais prolongados, intensos e consequentemente melhores resultados nas competições.

Consequentemente, os suplementos tornaram-se vitais para os atletas, uma vez que facultam uma optimização dos seus resultados e performance.

Apesar dos resultados acima referidos, as razões principais da suplementação de micronutrientes (vitaminas e minerais) e macronutrientes (proteínas, hidratos de carbono…) são:

Optimização a função celular, em situações de –ingestão inadequada; obtenção inadequada dos micronutrientes devido a dificuldades de aborção, aumento da necessidade destes nutrientes verificada, por exemplo, durante as fases de crescimento, gestação e lactação, e práctica de actividade física de elevada intensidade e de longa duração.

Para obter efeitos farmacológicos a fim de corrigir funções celulares anormais como resultado do processo de uma doença.

No entanto, com o passar dos anos, a sociedade viu-se arrastada para um ritmo de vida cada vez mais agitado, onde se demarcam o stress e o sedentarismo. As pessoas deixaram de ter tempo para fazer refeições saudáveis/equilibradas e foram “obrigadas” a consumir produtos alimentares altamente processados e do género fast-food (extremamente nocivos para a saúde devido aos altos teores de gordutas saturadas, de colesterol e de açucares refinados que estes contêm e ausência de fibras, vitaminas e minerais verificada), deteriorando assim a saúde e o nível de vida de toda a população.

Assim, o suplemento alimentar veio, de certo modo, remediar/combater este cenário, compensando as carências proteicas, vitamínicas, de minerais e hidratos de carbono, de forma saudável e equilibrada.

Hoje em dia, os suplementos recomendam-se a qualquer pessoa que esteja preocupada em manter uma alimentação saudável e equilibrada, e a todos os atletas de alto e baixo nível.

Esta é uma fonte de saúde, energia e vitalidade, que se tornou numa ferramenta preciosa na luta por uma dieta equilibrada e consequentemente um estilo de vida saudável.

Existe no mercado um vasto número de sumplementos, para todo o tipo de necessidades:

Redutores de peso e volume (lipotrópicos, termogénicos e controlados de apetite)

Proteínas (aumento de massa magra e redução de massa gorda)

Incrementadores de Peso e Volume muscular (creatina, misturas de hidratos de carbono com proteína)

Vitaminas e Minerais

Aminoácidos (unidade formadora das proteínas – responsável pela formação dos músculos)

No entanto, os suplementos não contituem uma pílula mágica e é aconselhável a estruturação de uma dieta sempre que se inicia a ingestão de suplementos.

É verdade que é muito mais fácil obter os nutrientes necessários para a construção muscular nos suplementos, mas quando tomados correctamente e combinados com uma alimentação equilibrada, ter-se-á um estilo de vida muito mais saudável.